NOTÍCIAS


Notícias ASPMC

Dançar é para todas as idades e promove amizades e relacionamentos que duram muito tempo

Contra o estresse, dança de salão é receita de mais saúde para o corpo e a mente

Reportagem: Carlos Tellini

Em tempos de estresse, correria, crises políticas, trânsito carregado, nada mais interessante que procurar uma atividade para quebrar essa tensão. E ainda se divertir, fazer amigos, melhorar a frequência cardíaca, estimular a circulação do sangue e queimando muitas calorias. Tudo muito prazeroso. E a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas tem essa atividade para seus associados. Duas vezes por semana acontecem as aulas de dança de salão.

O que era, muito antigamente, um momento unicamente para que os jovens se conhecessem e formassem casais, hoje a dança de salão tem milhões de adeptos em todo mundo. “É um ótimo exercício físico. Completo. Se perde muita caloria, não só durante as aulas. Mas também quando nosso aluno vai para os bailes pela cidade”, destaca a professora Maria Izabel Pieroni.

Este tipo de atividade promove uma interação entre o corpo e a mente, proporcionando bem-estar e equilíbrio. A dança de salão desenvolve a coordenação motora, traz a sensação de prazer e favorece a sociabilidade – a conhecer pessoas, a fazer novas amizades. “Em tempos como o de hoje, que é tudo muito corrido, é uma ótima oportunidade para as pessoas poderem conversar, se conhecer e cuidar de si. E estreita relacionamento. São muitos os casais que se conheceram através da dança e estão juntos até hoje”, ressalta Bel, como é chamada pelos alunos.

Além de perder a timidez, passar a ter mais confiança, as aulas e, consequentemente, dançar pelos bailes, permite descobrir novos ritmos, aumentar o conhecimento cultural, trazido ao Brasil por diversos países. Hoje são inúmeros os estilos de dança de salão.

Nas nossas aulas para o associado são vários ritmos. “A gente procura variar para facilitar o aprendizado. Muitos vão depois do trabalho e precisam aprender, mas, principalmente, relaxar. São casais, são avós que vão com netos ou netas para dançar”.

E para quem ainda tem dúvidas, a Bel dá um recado. “A dança de salão é recomendada para todas as idades. Não há contraindicação”.


ESTILOS E CALORIAS PERDIDAS

Bolero: 354 calorias;

Samba de gafieira: 470 calorias;

Samba rock: 594 calorias;

Salsa: 590 calorias;

Tango: 474 calorias;

Forró: 474 calorias;

Sertanejo universitário: 474 calorias


HORÁRIO

Terça-feira - das 19h às 21h30

Sábados - das 08h30 às 10h30

 

FALE COM A SECRETARIA
Telefone: (19) 3772-2626

Professora Bel (blusa azul) ensina que dançar é bom para o corpo e para a alma e é muito prazeroso
As aulas acontecem duas vezes por semana e podem ser feitas por associados de todas as idades