NOTÍCIAS


Notícias ASPMC

Distanciamento é definido pela marcação do próprio tatame

Com toda segurança, judô está de volta

Reportagem: Carlos Tellini

Um dos destaques de 2019, quando conquistou diversas medalhas e contribuiu para que a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas conquistasse o segundo lugar na Olimpesec (a maior competição interclubes do País), os treinos de judô já retornaram. Entretanto, assim como tem sido a retomada das atividades no período de pandemia, uma série de protocolo está sendo seguindo para garantir a proteção de todos os atletas.

O judô é oferecido na ASPMC em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e está disponível para crianças e adultos a partir de 4 anos de idade. “Neste final de ano, no entanto, nós não vamos receber novos alunos. Isso porque precisamos manter o distanciamento e um número reduzido de aluno durante as aulas. Se tudo correr bem, e é o que esperamos, com a liberação pelas autoridades sanitárias, aí será um prazer poder contar com os associados e seus dependentes participando de nossas aulas”, destacou o professor Luiz Antonio Junior, coordenador do projeto.

As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras a partir das 19 horas, sob coordenação do professor Luiz Antônio Junior, que frisa: “por enquanto nada de contato durante as aulas. Estamos passando conceitos e realizando treinamentos físicos e movimentos específicos, mas de forma individual”.

O presidente Angelo Colombari deu as boas-vindas aos praticantes do judô: “Fico feliz em ver que aos poucos estamos conseguindo retomar as atividades. O momento ainda requer todos os cuidados possíveis. Por isso, aqui na Associação estamos sendo rigorosos para preservar a saúde do nosso associado. Os alunos do judô também terão todo cuidado possível”.

Na Olimpesec 2019 foram conquistadas 35 medalhas pelo judô, sendo 20 de ouro, 10 de prata e duas de bronze.

Veja abaixo os pontos das medidas adotadas para retorno das atividades do judô, de acordo com FIJ (Federação Internacional de Judô), FPJ (Federação Paulista de Judô) e Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-19).

PROTOCOLO PARA RETORNO DAS AULAS DE JUDÔ

Parceria Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

1 – A entrada se dará pela portaria principal do clube, onde será feita a medição da temperatura do aluno e do acompanhante. Caso seja verificada temperatura igual ou superior a 37,5° C, não será permitida a entrada no clube, e o mesmo será orientado a procurar o serviço de saúde.

2 – Após a entrada, o aluno e o acompanhante deverão fazer a higienização das mãos com álcool gel, disponível na própria portaria do clube.

3 – O aluno deverá chegar usando máscara, a qual não poderá ser removida em nenhum momento. Deverá chegar sem estar vestido com o judogi, o qual será vestido no momento de entrada no dojô. Também deverá trazer seu próprio álcool gel, caso tenha alguma restrição quanto ao uso do produto, deverá trazer seu próprio produto de higienização. Ainda, deverá trazer sua própria garrafa de água ou squeeze, visto que a utilização dos bebedouros é restrita para uso destes equipamentos.

4 – A entrada de acompanhante somente será autorizada caso necessário. Neste caso, o acompanhante deverá permanecer em espaço diferente de onde se dá o treino, respeitando os critérios de distanciamento e utilizando máscara todo o tempo.

5 – Os tatames deverão ser higienizados antes do início de cada aula. As aulas terão duração de 45 (quarenta e cinco) minutos, com no máximo de 10 (dez) alunos por turma. As turmas estarão divididas da seguinte forma:

TURMA 1: Inicio as 19h15 e final às 20 horas

TURMA 2: Início as 20h15 e final às 21 horas

TURMA 3: Inicio as 21h15 e final às 22 horas

 

6 – Haverá demarcação no tatame para se manter o distanciamento estabelecido, sendo proibido o contato entre os alunos ou com o professor.

7 – A utilização do judogi fica facultado ao critério estabelecido pelo professor, levando-se em conta o tipo de treinamento estabelecido. Também é facultado ao professor a escolha por utilização de equipamento de suporte para melhor aproveitamento dos treinos. Ao final de cada turma, estes equipamentos serão higienizados pelo próprio aluno.

8 – Terminada as aula, o aluno deverá recolher suas coisa pessoais, saindo do clube, não devendo permanecer no local para que não haja aglomeração.

9 – Estas normas de segurança poderão ser alteradas conforme determinação dos órgãos de controle e monitoramento do novo coronavírus Covid-19.

Além dos cuidados específicos para a realização das aulas de judô, a Associação também mantém protocolo sanitário para evitar a disseminação do novo coronavírus. Além de medição de temperatura na entrada da entidade, são vários os tótens espalhados pelo clube e setor administrativo. Além disso, em todos os ambientes são feitas higienização permanentemente.

Professor prioriza a preparação física e os conceitos do judô
Como medida de proteção, tatame é higienizado antes de todas as aulas